quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Trabalhos Acadêmicos - Estrangeirismos - Socialização .





A Influência dos Estrangeirismos . ( PAPER )


(Questão 1) Podemos dizer que existem alguns pontos controversos quando a língua é tema de estudo. Entre os diversos pontos que geram discussões entre os linguistas está o estrangeirismo. Por vezes, os empréstimos linguísticos não são vistos com bons olhos, pois eles podem ameaçar a soberania da língua portuguesa, bem como empobrecer e dificultar a comunicação, função primordial da linguagem. De acordo com o paper desenvolvido por você ao longo dessa disciplina, disserte sobre a problemática: se os estrangeirismos podem ser comparados aos modismos, por que existem empréstimos que se consagraram na língua portuguesa?

O Estrangeirismo nos dias de hoje , onde a comunicação e o uso da linguagem multilateral na vida das pessoas , se faz presente no uso de qualquer idioma . A Etimologia , através do estudo da origem das palavras e sua evolução nos mostra muitas semelhanças .O português que falamos no Brasil , além da pronúncia diferenciada do português de Portugal , foi enriquecido por outras palavras estrangeiras e vocábulos tupis-guaranis , resultando dessa forma no idioma que usamos atualmente .Como em qualquer aspecto da vida , a moda está presente em todos os idiomas , desde que esse idioma esteja exposto aos elementos de ordem social , cultural , multilateral e participativa no contexto do seu alcance e dimensão. Indubitavelmente ,tais influências linguísticas recebidas de outras línguas , uma vez que não existe propriedade privada no que diz respeito às línguas , mas sim dentro do processo da utilização e consequente socialização .

(Questão 2) Compreendemos que os estrangeirismos, entre os diversos conceitos por você pesquisados na elaboração de seu paper, são a apropriação de elementos, expressões e construções alheias ao idioma. Podemos ainda acrescentar que são um processo que se refere aos termos que não pertencem genuinamente ao léxico de uma língua, mas em virtude de um processo natural de assimilação cultural, acabam constituindo nosso vocabulário, porém, devemos preferir o próprio vernáculo quando houver correspondentes que façam a substituição eficiente de um termo que esteja em outra língua. Partindo disso e, de acordo com o paper desenvolvido por você ao longo desta disciplina, disserte sobre a influência e a pertinência dos empréstimos linguísticos na língua portuguesa.

Os impactos dos empréstimos linguísticos dentro de qualquer idioma são avassaladores , pois dependendo da sua forma de sociabilização , pode alterar a identidade cultural , a estrutura gramatical e a extensão fonológica . Esse processo vem ocorrendo em diversas culturas , e com as facilidades que os recursos da tecnologia , a assimilação dessas influências linguísticas vai cada vez mais ocupando seu espaço chegue onde chegar . Os idiomas estão em contínuo estado de transformação . Algumas palavras e expressões devem ser consideradas como pertencentes a um determinado período , podendo permanecer ou não , mas sempre provocando qualquer tipo de mudança e consequente sociabilização . Quanto a questão da pertinência dos impactos e consequências do Estrangeirismo na comunicação multilateral são inevitáveis .A pertinência do Estrangeirismo nos idiomas está diretamente relacionada com a globalização que o mundo atual está exposto . Assim sendo , dinamismo na comunicação do mundo moderno .

Acadêmico(a): Mario Jose Nunes Dutra (1552340)

Um comentário:

  1. Notas da Disciplina - Prática Interdisciplinar III (LLI44)

    AVALIAÇÃO PESO NOTA DATA DE PUBLICAÇÃO
    Paper (Cód. 457396) 7.00 10,00 25/09/2019
    Socialização (Cód. 457395) (Prova:12322128) 3.00 9,50 22/10/2019
    Média Final 10,00

    ResponderExcluir